Repensar Portugal e a Ideia de Europa

17.00 

Em stock

Autor(es) Isabel Baltazar
Lançamento Dez / 2019
Páginas 200
ISBN 978-989-8916-70-9 Categorias ,

“Essa história das ideias de Europa nos últimos séculos é feita de forma magistral nesta obra que resulta de uma aturada tese de doutoramento preparada por Isabel Baltazar. Na longa duração, atravessando correntes literárias e culturais, regimes políticos e contextos de paz e de guerra, esta estudiosa, formada em Filosofia e mestre em História das Ideias, oferece-nos uma verdadeira cartografia, uma espécie de enciclopédia analítica da génese e evolução do modo como a Europa foi observada, interpretada e querida ao longo do século XIX e XX na cultura portuguesa.

Falando sobre a forma como temos visto a Europa, esta obra acaba por dizer-nos muito mais de nós, ou seja, como nos vemos ao espelho desta Europa mitificada pela voz intelectual que se tornou dominante, numa espécie de sinfonia de sons muito iguais, apenas registando poucas dissonâncias aqui e acolá.

Ler esta obra tão bem escrita não é um mero exercício erudito de acumulação de mais conhecimento, é antes de tudo um valioso subsídio para compreendermos por que é que hoje estamos como estamos, para o bem e para o mal, submergidos nessa Europa que tanto desejamos.”

Apresentação, José Eduardo Franco

“Não é o passado recente dos povos europeus que pode dar-nos qualquer garantia. Mas a utopia europeia em marcha foi, é, a resposta que se nos impôs ou impôs às nações piloto dessa mesma Europa para domesticar, e desta vez, por mútuo acordo, a sua intrínseca barbárie, a sua demoníaca inquietude que fez delas (e de nós) o Fausto da história universal.”

Introdução, Eduardo Lourenço

Peso349 g
Dimensões (C x L x A)16 × 1.3 × 23 cm
Editora

Theya

Ainda não temos opiniões acerca deste produto.

Apenas clientes autenticados e que tenham comprado este produto podem deixar uma avaliação ao produto.