Proteção à criança em tempos de austeridade

A intervenção do Serviço Social nas CPCJ

20.00 

A presente obra pretende problematizar a prática do Assistente Social no sistema de proteção das crianças em Portugal, no período recente, mediado por um contexto de crise e de austeridade.

Em stock

Autor(es) Manuel Menezes
ISBN 978-989-8911-96-4 Categorias , Coleção

Nesta obra analisam-se, de um modo genérico, as implicações das políticas neoliberais nas práticas dos assistentes sociais nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens com incidência na área territorial de abrangência da Coordenação Regional do Centro da CNPDPCJ. Dá-se conta das medidas de austeridade adotadas em Portugal e das consequências daí decorrentes para as famílias, em geral, e as crianças, em específico. Problematiza-se o discurso profissional de modo a captar tanto a experiência no terreno ao nível da ação protetiva, como as influências da racionalidade neoliberal sobre o seu desempenho junto das crianças em perigo.
De entre os resultados explanados no livro, destaca-se a complexidade subjacente às políticas implementadas em Portugal durante o período da Troika. As consequências nefastas aos níveis económico e social contribuíram para o aumento das situações de perigo experienciadas pelas crianças e para a degradação das condições sociolaborais dos portugueses, em geral, e dos assistentes sociais a desempenharem funções no sistema de proteção à criança, em específico. Relativamente às práticas nas CPCJ, os profissionais evidenciam um conhecimento reflexivo, uma intervenção baseada no princípio da responsabilidade, entrega e dedicação. O interesse superior da criança e o modelo ecológico destacam-se como elementos preponderantes na avaliação do perigo. A falta de tempo, de formação especializada e de recursos condiciona a concretização de um trabalho qualificado ao nível das competências parentais.

Peso 642 g
Dimensões (C x L x A) 15 × 2.2 × 23 cm
Editora

Edições Esgotadas

Ainda não temos opiniões acerca deste produto.

Apenas clientes autenticados e que tenham comprado este produto podem deixar uma avaliação ao produto.