Grupos de Ajuda Mútua: estratégias para intervenção psicossocial

15.00 

Lançamento Fev / 2020
Páginas 143
ISBN 978-989-9015-04-3 Categoria Coleções ,

Este livro teórico-prático pretende ser um contributo para todos os profissionais com interesse no processo de envelhecimento, dando especial destaque aos cuidadores informais na prestação de cuidados, para além de permitir uma melhor compreensão da intervenção dos grupos de ajuda mútua, tendo em conta o contexto de intervenção psicossocial apresentado, para além de divulgar a prática dos profissionais do CAAV assente no princípio da dignidade e da ética profissional.
Este livro parte do princípio defendido por Cardiga (2014), ao reforçar a necessidade de aprofundamento do conhecimento científico, afirmando que “seria interessante desenvolver programas de apoio aos cuidadores centrados na qualidade de vida de forma a permitir um reconhecimento das dificuldades encontradas no ato de cuidar” (p. 51) .
Segue-se a premissa do cuidar de quem cuida, através de metodologias ativas, participativas, dinâmicas e criativas.
É urgente reconhecer a importância e a efetivação do estatuto do cuidador informal, destacando as suas necessidades comunicacionais e relacionais, de forma a conciliarem as duas dimensões do cuidar: o lado carinhoso dos afetos (caring about) no assegurar das tarefas do dia a dia (caring for), porque, sem a dimensão afetiva, tão reconfortante, haveria apenas a prestação de serviços e não cuidados (Elliot, 1996, cit. por Romão, Pereira & Gerardo, 2008).

Joana Brinca (Coordenadora da coleção “Intervenção”)

Peso 0.245 g
Editora

Edições Esgotadas