Vencedor do Prémio de Poesia Joaquim Pessoa – 2018

/
12 de Dezembro, 2019
O Prémio de Poesia Joaquim Pessoa será entregue, nesta 2ª edição (2018), por decisão unânime do júri, a Amadeu da Silva Baptista. 
A cerimónia de entrega do prémio está agendada para 27 de outubro, pelas 16h00, e terá lugar na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita. O valor do prémio é de 5000,00€, da responsabilidade da Câmara Municipal da Moita, e à Editora Edições Esgotadas cabe a publicação da obra vencedora.
 
O PRÉMIO DE POESIA JOAQUIM PESSOA, instituído pela Câmara Municipal da Moita e pela Editora Edições Esgotadas, destina-se a galardoar, bienalmente, uma obra de poesia escrita em língua portuguesa, indo ao encontro de um dos grandes objetivos do município: oferecer cada vez mais estímulos de produção, criação e difusão cultural, nomeadamente, a criação literária, promovendo a acessibilidade à edição, por parte dos autores.
 

Composição do júri desta edição do Prémio de Poesia Joaquim Pessoa:

Presidente – Annabela Rita – Doutorada em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea e Agregada em Literatura. Professora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Coordenadora do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias), Presidente da ALLC (Academia Lusófona Luís de Camões), do IFP (Instituto Fernando Pessoa) e membro das Direções da APE (Associação Portuguesa de Escritores), do OLP (Observatório da Língua Portuguesa) e da SHIP (Sociedade Histórica da Independência de Portugal).
Membro – Dionísio Vila Maior – Doutorado em Literatura Portuguesa. Professor de nomeação definitiva da Universidade Aberta. Membro do Instituto Fernando Pessoa. Membro da Academia Lusófona Luís de Camões.
Membro – Ana Maria Oliveira – Doutorada em Psicolinguística e Professora Coordenadora do Instituto Politécnico de Viseu e Docente convidada da Universidade Católica. (Representante da Editora Edições Esgotadas).
Membro – Luísa Antunes Paolinelli – Doutorada em Literatura Comparada e Docente na Universidade da Madeira.
Membro – José Beiramar – Psicólogo Clínico e diretor da Escola Técnica Profissional da Moita (representante da Câmara Municipal da Moita).