Prémio de Poesia Joaquim Pessoa – 2018

/
4 de Fevereiro, 2018

O Prémio de Poesia Joaquim Pessoa surgiu de uma parceria entre a Câmara Municipal da Moita e a editora Edições Esgotadas, no âmbito das comemorações dos 40 anos de atividade literária do poeta, e destina-se a galardoar, bienalmente, uma obra de poesia escrita em língua portuguesa (inédita). 

Entre 21 de março e 23 de abril de 2018, decorre o prazo de candidatura para a segunda edição do Prémio de Poesia Joaquim Pessoa. O valor do prémio é de 5 000 euros, atribuído pela Câmara da Moita, cabendo à editora Edições Esgotadas a publicação da obra vencedora.

Foi intenção da autarquia associar este prémio ao poeta, artista plástico e publicitário Joaquim Pessoa, por ser uma figura ligada aos concelhos da Moita e Barreiro, reconhecida a nível nacional. A criação deste prémio vai ao encontro de um dos grandes objetivos do Município da Moita: oferecer cada vez mais estímulos de produção, criação e difusão cultural, nomeadamente, à criação literária.

 

Regulamento do prémio

 

Vencedores da 1ª edição do Prémio Joaquim Pessoa

José Pedro Alves Moreira foi o vencedor do 1º Prémio de Poesia Joaquim Pessoa, com a obra “A Memória e a Matéria”, e sob o pseudónimo Sousa Alves. O júri decidiu ainda atribuir uma Menção Honrosa à obra “Gramática do Assombro”, a Nuno Garcia Lopes (pseudónimo: Miguel de Évora Brandão).