O Feiticeiro da Calheta

2ª Edição

12.50 

O feiticeiro da calheta é o nome por que ficou conhecido João Gomes de Sousa, popular poeta madeirense, autor do famoso Bailinho da Madeira, depois retomado e difundido por Max, com arranjo musical de António do Amaral e M. Gonçalves Teixeira. Conhecer o nosso passado, os nossos hábitos e tradições, bem como as condições em que os nossos antepassados viveram, são condições essenciais para nos conhecermos melhor e também para melhor encararmos e preparamos o nosso futuro.

Esgotado

Autor(es) Eugénio Perregil
Ilustração Rafaela Rodrigues
Lançamento Nov / 2020
Páginas 52
ISBN 978-989-9015-51-7 Categorias ,

“Nascido a 30 de novembro de 1895, numa família numerosa e pobre, João Gomes de Sousa nunca foi à escola e viveu sem saber ler nem escrever. Apesar disso, foi um poeta popular importante, dotado de agudeza de espírito, de poder de observação e de memória invulgar.

Desde muito cedo, compunha versos que depois eram passados à escrita por um amigo e, mais tarde, pela sua única filha, Maria de Jesus. Agricultor de profissão e animador repentista dos arraiais madeirenses e do folcloe do Arco da Calheta, o “Feiticeiro da Calheta” compôs versos para participar no concurso da primeira festa das vindimas realizada na cidade do Funchal, em 1938, na qual ganhou o primeiro prémio.

É autor da génese da letra e música do famoso Bailinho da Madeira, que se tornou um “ex-libris” da ilha e que integra o conjunto das Sete Maravilhas da Cultura Popular de Portugal, desde setembro de 2020.”

Peso312 g
Dimensões (C x L x A)22 × 0.8 × 24 cm

Ainda não temos opiniões acerca deste produto.

Apenas clientes autenticados e que tenham comprado este produto podem deixar uma avaliação ao produto.