Nuno Bragança

Mudar a Vida Transformar o Mundo

17.50 

O título deste livro procura sintetizar a vida e obra do autor em duas
frases famosas que orientaram Nuno Bragança, enquanto
pessoa e enquanto escritor. Para ele e suas personagens, é
direito de cada um, mas sobretudo um dever, «mudar a vida» a nível individual, como sugeriu Rimbaud,
mas é igualmente um direito e um dever «transformar o mundo», contribuindo para as mudanças sociais necessárias para
uma sociedade mais justa e decente.

Autor(es) La Salete Loureiro
Lançamento Mai / 2024
Páginas 296
ISBN 978-989-9155-72-5 Categoria Coleção

O presente livro reúne um conjunto de textos sobre a obra literária de Nuno Bragança (1929-1985), que na sua totalidade já foram apresentados ao público, em Congressos e Conferências, ou em publicações, ou nas duas modalidades. Todos eles foram revistos e na maior parte aumentados.
Pretende-se com esta publicação oferecer ao leitor uma visão mais abrangente e aprofundada da obra deste autor, colocando lado a lado textos até agora dispersos e que, reunidos, permitem um olhar simultâneo para uma obra multifacetada.
A organização e estrutura do livro procuram por si só dar ao leitor uma visão de conjunto da obra de Nuno Bragança, apontando para as características inconfundíveis da sua escrita, os temas nela tratados, com marcas de intemporalidade, e as visões do mundo que o autor, os seus livros e as suas personagens promovem.
O título escolhido procura sintetizar a vida e obra do autor em duas frases famosas que, a nosso ver, orientaram Nuno Bragança, enquanto pessoa e enquanto escritor. De facto, para ele e suas personagens, é direito de cada um, mas sobretudo um dever, «mudar a vida» («changer la vie») a nível individual, como escreveu Rimbaud, mas é igualmente um direito e um dever «transformar o mundo», contribuindo para as mudanças sociais e políticas necessárias para a construção de uma sociedade livre e justa, como prescreveu Marx.
Nuno Bragança e os seus protagonistas literários lutaram por duas vias para que estas duas frases se concretizassem, para cada pessoa, para Portugal e para a Humanidade. Uma dessas vias é, sem dúvida, a escrita literária, uma forma de revolucionar o mundo e, para o autor, a sua «forma de estar com os outros».
Os caminhos percorridos para que essas duas máximas se tornassem realidade conduzem directamente ao auto-retrato do autor: «Um homem. Com os outros»

Peso489 g
Dimensões (C x L x A)15 × 1.5 × 230 cm
Editora

Edições Esgotadas

Ainda não temos opiniões acerca deste produto.

Apenas clientes autenticados e que tenham comprado este produto podem deixar uma avaliação ao produto.