Jardins da Cidade Jardim

17.50 

Jardim é uma criação artística, onde nos é oferecida a mais pura forma de arte – a natureza. Esta, não só é arte em si mesma como, ao mesmo tempo, criadora de arte. Merece, assim, ser valorizada como qualquer outro tipo de conceção relativa às belas artes, o que à partida requere o conhecimento, ainda que elementar, daquilo que se deseja apreciar. Viseu tem direito a reivindicar para si a qualificação de pioneiro na instituição da arte do jardim, porquanto, no séc. XVI, foi a primeira cidade, a nível da zona norte do país, a possuir no seu território uma quinta de recreio e um jardim renascentista.

Em stock

Lançamento Out / 2018
Páginas 164
ISBN 978-989-8911-25-4 Categoria Coleções ,

“Jardim é uma criação artística, onde nos é oferecida a mais pura forma de arte – a natureza. Esta, não só é arte em si mesma como, ao mesmo tempo, criadora de arte. Merece, assim, ser valorizada como qualquer outro tipo de conceção relativa às belas artes, o que à partida requere o conhecimento, ainda que elementar, daquilo que se deseja apreciar.
Viseu tem direito a reivindicar para si a qualificação de pioneiro na instituição da arte do jardim, porquanto, no séc. XVI, foi a primeira cidade, a nível da zona norte do país, a possuir no seu território uma quinta de recreio e um jardim renascentista.
E, se agora é a cidade-jardim, ainda que o epíteto não tenha uma relação assim tão direta com aquele facto, para melhor a podermos entender e admirar, nesse mais que simbólico atributo, património imaterial imbuído de arte, afetos e bem-estar, torna-se necessário saber como os seus pequenos jardins surgiram e como contribuíram para este grandioso jardim que o seu todo constitui.
Assim, o presente trabalho representa para nós como que um colher de flores pela cidade fora, quedando-nos um pouco mais nessas ilhas de beleza que dão estrutura e caráter ao espaço citadino, na tentativa de observarmos as suas singularidades e, com toda a legitimidade, as podermos usufruir.” in, Introdução

Peso 440 g
Dimensões (C x L x A) 20 × 0.8 × 20 cm
Editora

Edições Esgotadas

Ainda não temos opiniões acerca deste produto.

Apenas clientes autenticados e que tenham comprado este produto podem deixar uma avaliação ao produto.