Em Tempo/Extremo Poema (José Emílio-Nelson)

14.00 

Acaba de sair, pela mão do poeta e ensaísta brasileiro, Maurício Salles Vasconcelos, um ensaio sobre a obra de José Emilio-Nelson, que cria “dissidências com os modelos comummente timbrados como código e cânone literários para valoração de experiências em dado gênero, caso da poesia”. In I. Princípio.

Lançamento Jul / 2022
Páginas 130
ISBN 978-989-9092-50-1 Categoria Coleção

Emílio-Nelson dá acesso, em seu substancial e inigualável projeto, a um esplendor criativo, poucas vezes lido na atualidade. Conjuga exuberância verbal com uma imaginação grafoplástica concentrada nos planos mais sutilizados da escrita, ao mesmo tempo conduzida por escárnio e escavação de uma erótica, permeada de escatologia e estruturas de agressão (como diria Noel Bürch sobre a força pregnante e provocadora da imagem do cinema, em variados exemplos desde seu surgimento).

Excessivo, exorbitado, esse universo anti-lírico – embora, corteje com apurado desempenho formal variadas e consolidadas dicções – fundamenta-se nos mais arrojados cumes da história do gênero. Capaz de comover e remover, num só ato, pátinas do padrão poetizante quanto mais dialoga com várias tradições e frentes/fontes contemporâneas, J.E-N se revela irrefreável inventor, merecendo ser erguido a uma condição dos mais plenos destaque e desfrute: na liberdade mesmo, indicadora deste termo, consonante com a tópica multívoca, frutífera, aí presente. Ao compasso de uma prodigiosa variação de enfoques/estilos, para ser fruída, difundida largamente.

Peso233 g
Dimensões (C x L x A)15 × 0.7 × 23 cm
Editora

Edições Esgotadas

Ainda não temos opiniões acerca deste produto.

Apenas clientes autenticados e que tenham comprado este produto podem deixar uma avaliação ao produto.