Nuno de Figueiredo

Nuno de Figueiredo nasceu em Coimbra, onde reside e trabalha. É licenciado em engenharia civil pelo Instituto Superior Técnico.
Como poeta, publicou em 1985 o seu primeiro livro, O Desencanto em Canto (edição de autor). Mais recentemente, editou, em 2014, Crepúsculo (Tartaruga), prémio Fernão de Magalhães Gonçalves, e Longo Caminho para Casa (Minerva Coimbra), prémio Florbela Espanca. Dias Verticais, prémio Vasco Graça Moura 2016, foi lançado, em 2017, pela Afrontamento, e Sublimação da Matéria, distinguido, em 2017, com o prémio António Cabral, encontra-se a aguardar edição. Epifanias foi galardoado com o prémio Actor Mário Viegas 2018, instituído pelo Centro Cultural Regional de Santarém, que promoveu a publicação, e Manhãs do Mundo, prémio João da Silva Correia na modalidade de Poesia (edição 2018), foi publicado pela Âncora Editora.
Como ficcionista, iniciou-se em 1997 com o romance Os Dias Gloriosos do Império, primeiro volume de uma trilogia intitulada Vida e Morte de Inocêncio. Os livros mais recentes são Rendição e Trevas, galardoado em 2011 com o prémio literário Alves Redol (romance), a que se seguiu Vida e Sombra, em 2012, prémio literário Miguel Torga, atribuído pela Câmara Municipal de Coimbra. Em 2016, saíram os últimos romances: Aprender a Perder (C.M.Coimbra), prémio João José Cochofel, e Gramática da Melancolia (Âncora Editora), prémio Orlando Gonçalves.
Pelo meio, ficam cerca de três dezenas de outras obras – poesia, contos, romances – a várias das quais foram atribuídos prémios literários. Escreve para jornais e revistas de letras e está representado em diversas recolhas e antologias.

Livros do Autor