José Luís Rodrigues

José Luís Rodrigues nasceu no Estreito de Câmara de Lobos – Jardim da Serra, Madeira, a 04/10/1968.
Estudou na Escola Primária do Jardim da Serra, Escola Preparatória do Estreito de Câmara de Lobos e em 1982 ingressou no Seminário Diocesano do Funchal, onde estudou durante 8 anos até ingressar na Universidade Católica Portuguesa, para fazer o Curso de Filosofia e Teologia durante 5 anos, mais um ano de pastoral, vulgo, estágio, completando a sua vida académica em 1995.
É padre da Diocese do Funchal. Foi ordenado presbítero a 11 de Abril de 1996. Após a sua ordenação sacerdotal fez parte da equipa responsável do Seminário Diocesano do Funchal, de 1996 a 1998.
Foi Pároco de Porto Santo de 1997 a 2000, onde deu aulas de Educação Moral e Religiosa. Em Outubro do ano 2000 foi nomeado Pároco de São José no Funchal e 2001 Pároco de São Roque do Funchal.
Após o período da paroquialidade e leccionação em Porto Santo, cursou na Universidade Pontifícia de Salamanca, um Máster em Comunicação Social. Esta formação suplementar permitiu-lhe uma participação muito activa em diversos órgãos de comunicação Social, nomeadamente Diário de Notícias do Funchal, o extinto Jornal da Madeira e no Posto Emissor do Funchal durante dois anos onde teve dois programas sob a sua responsabilidade.
Os três anos subsequentes a 2000 voltou a dar aulas na Escola da Apel de Educação Moral e Religião Católica.
Tem quatro livros publicados, dois de poemas, “Regresso ao Mar” (ano de 2003) e em Novembro de 2020, publicou o seu segundo livro de poesia: “Pedaços de Esperança”, sob a chancela das Edições Esgotadas.
Tem também um livro de crónicas de temáticas variadas que passam pela actualidade religiosa, política e social, publicadas nos jornais quotidianos do Funchal: “Crónicas do Fundo do Esquecimento” (Roma Editora, Dezembro de 2003).
Fez o prefácio para o livro Paróquia e Freguesia de São Roque do Funchal (Agosto de 2006).
No ano de 2013 lançou o livro “Para que serve acreditar? O que a fé não deve ser” (editora o Liberal, 2013), no âmbito do Ano da Fé e da celebração dos 500 anos da Diocese do Funchal que se celebrou no dia 12 de Junho de 2014.
Colaborou com um longo artigo sobre o Diálogo entre ciência e fé, para um livro de vários autores publicado sob a chancela da Imprensa Académica da Universidade da Madeira.
Tem uma participação no livro lançado em 2021, “A Condição de Ilhéu, Arquipélago da Madeira”, com a coordenação de Nelson Veríssimo e Catarina Duff Burnay, da Colecção Estudos e Documentos, Universidade Católica Portuguesa.

.

Livros do Autor